Niles Eldredge, quem diria: um reles ‘guarda-cancela’ epistemológico em 2008!

terça-feira, março 06, 2007

Niles e Greg Eldredge — mantendo o mundo seguro para a evolução (é uma tarefa desafortunada, mas alguém tinha de fazê-la)

por William Dembski

14 de fevereiro de 2007

Uma nova publicação cientifíca vai ser lançada que não seria necessária se nós [a turma do DI] não fôssemos tanto problema: Outreach and Education in Evolution [algo como ‘Busca e Educação em Evolução’], publicada pela Springer Verlag. Como professor de seminário (entre outras coisas), eu geralmente associo a palavra “outreach” [busca] com proselitismo e zelo missionário. Para pessoas que não são religiosas, esses darwinistas certamente que aprenderam bastante da religião.

“...Uma equipe de pai e filho — um biólogo evolucionista de renome mundial e um professor do ensino médio altamente capacitado e sofisticado − decidiram que é hora de ajudar os educadores de ciência a lutar revidando a forte pressão que os criacionistas estão exercendo sobre a educação pública. Na nova publicação científica Outreach and Education in Evolution, a ser publicada pela Springer começando em março de 2008, os editores-chefes Niles e Greg Eldredge tencionam preencher a lacuna entre a literatura científica e os materiais curriculares normalmente disponíveis para os educadores e estudantes...” [1]

[1] FONTE: Springer Verlag

+++++

NOTA BENE: No seu livro Darwin on Trial [Darwin no banco dos réus] publicado em 1991, Phillip Johnson escreveu a seguinte ‘profecia’:

“A evolução darwiniana com a sua tese do relojoeiro cego me faz pensar de um grande navio de guerra no oceano da realidade. Os seus flancos são fortemente blindados com barreiras filosóficas contra a crítica, e os seus conveses estão cheios de canhões retóricos prontos a intimidar os possíveis atacantes. Na aparência, é tão impregnável quanto a União Soviética parecia ser somente alguns anos atrás. Mas o navio abriu uma fenda metafísica, e o mais perspicaz dos oficiais do navio começou a perceber que todo o poder de fogo do navio não pode salvá-lo, se a fenda não for consertada.”

Gould uma horas dessas deve estar se revirando no seu túmulo. Ele e Eldredge nos deram a teoria do equilíbrio pontuado contrariando corajosamente o gradualismo darwiniano para desespero da Nomenklatura científica, e agora Eldredge, quem diria, você se torna um simples e reles ‘guarda-cancela’ epistemológico???

Fui, sem entender o Eldredge, mas feliz da vida, porque agora uma publicação arbitrada [peer-review é mais chique] vai lidar com as hipóteses criacionistas, e sem dúvida com as teses do Design Inteligente.

Situação Catch-22 epistemológica da Nomenklatura científica e da KGB [peer-reviewers, é muito mais chique]: como é que vocês vão lidar com o DI sem conferir status científico às nossas teses? Um resvalo, um cochilo epistêmico da KGB e oia nóis aí na fita das publicações arbitradas, sô!!!