Isaac Asimov ‘falou e disse’: com o time da Termodinâmica nem empatar você pode!

terça-feira, março 06, 2007

Quem não se lembra das aulas de Física quando o assunto foi a termodinâmica? Quem não está quebrando a cabeça hoje em dia em sala de aula com a intrigante questão? Professor e alunos querendo, um ensinar e outros entenderem as implicações da termodinâmica em todo o Universo.

Na sua trilogia sobre Física, Isaac Asimov relata uma maneira que os alunos fizeram para se lembrarem da idéia básica da 1ª e da 2ª leis: “A 1ª lei da termodinâmica afirma: “Você não pode vencer”, e a 2 lei da termodinâmica acrescenta: “E você sequer pode empatar.” [1]

E ainda dizem que essas duas leis não são universalmente aplicáveis. Que há exceções, e otras cositas mais... Eu vou mudar a ‘solução biológica’ de Kuhn para a velha guarda da Nomenklatura científica dar lugar para os novos cientistas com novas idéias para ‘solução termodinâmica’: vocês não podem vencer, nem sequer podem empatar!

Ouso predizer − Novos ares epistêmicos serão respirados nas universidades, nos institutos, nos departamentos e laboratórios de pesquisas, quando a ‘solução termodinâmica’ for devidamente aplicada nos que praticam ciência normal hoje e não permitem que novas idéias polêmicas e controversas sejam debatidas.

Quem viver, oops sobreviver à 1ª e 2ª leis da Termodinâmica, verá!

[1] ASIMOV, I. Understanding Physics, 3 Volumes em 1 (Nova York: Barnes & Noble Books, 1993, p. 229.