A Teoria do Design Inteligente em curso da UFSC

quinta-feira, setembro 07, 2006

Gente, eu quase caí pra trás - este é o primeiro curso que tomamos conhecimento em universidade pública brasileira de renome - UFSC, no Centro de Ciências Biológicas abordando a Teoria do Design Inteligente com o link do Discovery Institute para que os alunos pesquisem livremente a questão.

Homenageando este grande passo e demonstração de liberdade de discussão de idéias, publico aqui neste blog a ementa do curso da UFSC.

Na bibliografia faltaram os livros da TDI - A Caixa Preta de Dawin, Michael Behe, Rio de Janeiro, Zahar, 1997 e The Design Inference: Eliminating Chance Through Small Probabilities, de William Dembski, Cambridge, Cambridge University Press, 2000, mas já foi um grande avanço

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, EMBRIOLOGIA E GENÉTICA
PLANO DE ENSINO – 2006-1

I - IDENTIFICACÃO DA DISCIPLINA
NOME: Evolução
CÓDIGO: BEG 5431
Nº DE HORAS-AULA SEMANAIS: 03
Nº DE HORAS-AULA SEMESTRAIS: 48
HORÁRIO: 515103
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: a combinar.

II- PROFESSORES RESPONSÁVEIS
ILÍADA RAINHA DE SOUZA
PAULO ROBERTO PETERSEN HOFMANN

III- PRÉ-REQUISITO
BEG 5428 - GENÉTICA II

IV - OFERTA
Curso de Ciências Biológicas

V - EMENTA
A teoria da evolução e seu desenvolvimento. Mecanismos de evolução. Diferenciação das populações. Especiação.

VI - OBJETIVOS
Proporcionar ao aluno uma compreensão do desenvolvimento das teorias sobre evolução biológica e dos processos de evolução orgânica.

VII - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. A teoria evolutiva e seu desenvolvimento.
2. Mecanismos evolutivos: Mutação, Recombinação, Migração, Deriva Genética e Seleção Natural.
3. Diferenciação das Populações.
4. Especiação. Tipos de especiação
5. Origem da vida e Evolução do genoma

VIII - METODOLOGIA DE ENSINO
Serão ministradas aulas com discussão de textos, utilizando-se recursos audio-visuais (retroprojetor e exibição de vídeos); haverá seminários seguidos de discussão, com tema apresentado pelos alunos. As aulas serão baseadas em textos da bibliografia, vídeos, os quais deverão ser previamente lidos para discussão em aula.

IX - AVALIAÇÃO
A média final será obtida através da média aritmética de 3 avaliações:
 a primeira avaliação será realizada em sala de aula, sem consulta, baseada em exposições resumidas de parte dos textos estudados e de questões semanais formuladas aos alunos.
 a segunda avaliação, escrita, com ou sem consulta (a critério do professor);
 a terceira avaliação será obtida da apresentação de um seminário e participação nos demais. Os seminários serão apresentados pelos alunos em pequenos grupos (de acordo com o critério didático de cada grupo) durante o semestre e deverão envolver a participação de todos os alunos durante a discussão. Observação: duas semanas antes da apresentação, no mínimo, os responsáveis deverão entrar em contato com o professor e uma semana antes de cada apresentação deverão indicar aos colegas um roteiro escrito do que será abordado e um texto (bibliografia) para leitura prévia. A nota final do seminário constará de: nota do roteiro e apresentação (80%) + participação nos outros seminários (20%), seguindo critérios pré-estabelecidos.

X - NOVA AVALIAÇÃO
Será feita, de acordo com o regulamento da UFSC, para alunos com freqüência suficiente.



XI - CRONOGRAMA

MAIO
04 – Introdução à disciplina – discussão do plano de ensino. Distribuição de seminários.
Conceitos importantes no estudo evolutivo
Filme: Tudo sobre Evolução. Comentários sobre o filme.
Material didático para leitura da próxima aula:
Origens - Cap.1 e 4 Freire-Maia10; texto de CARARETO5, 2004: p.79-95.
Sugestões complementares: Strickberger e Cap.1 Gleiser
11 – A origem e o impacto do pensamento evolutivo –
Recurso didático: aula expositiva e dialogada com discussão de tesxto.
Cap.7: A Evolução da Ciência Evolutiva, Mayr23; Cap.1 Ayala2 (1-15); Lance de dados: a idéia de Evolução de Platão a Darwin, Gould (2001).
Teorias Evolutivas / Criação e Evolução Cap.5 Freire-Maia11 (p.93); Sugestões: Lewin e Strickberger.
Discussão dos textos previamente lidos (Cap.1 e 4 Freire-Maia10).
Sugestão complementar: Gould: O relojoeiro cego: A teoria da evolução contra o desígnio divino.
18 – Lamarck - Antes de Darwin - Cap. 8 Mayr22 , Jordana (1990).
Recurso didático: estudo dirigido com discussão de texto
Filme em Vídeo (1ª. Parte-"A perigosa idéia de Darwin".)
25 – Charles Darwin: Filme em Vídeo (2ª. Parte-"A perigosa idéia de Darwin".)
Texto: Cap.1: Minha vida, por C.R.Darwin - Freire-Maia10; Cap. 9: Darwin, Mayr23 (p. 441-475).
Sugestões: Cap.3: O Darwinismo de Darwin - Freire-Maia11 (p.51-67); O homem não descende do macaco, mas é seu primo, Sorman (61-68); A evolução de um gênio - O CORREIO DA UNESCO (5-35).
Recurso didático: filme em vídeo seguido de discussão e discussão de texto com avaliação.
JUNHO
01 – O Conceito de Seleção Natural e a Seleção Natural em Ação – Sugestão: Stearns e Hoekstra; Futuyma.
Recurso didático: aula expositiva.
08 – Variação Hereditária – Sugestão: Stearns e Hoekstra; Cap.13 a 15 Matioli e Cap.3 e 4 Ayala2.
Recurso didático: aula expositiva.
15 - FERIADO NACIONAL
22 – Conceitos de espécie, sua aplicação, mecanismos de isolamento reprodutivo e sua importância (sugestões: Ayala; Ayala e Valentine; Dobzansky et al.; Freire-Maia11; Futuyma; Mayr22; Stearns e Hoekstra).
Hibridização, Especiação Geográfica, Raças e subespécies
Recurso didático: aula expositiva seguida de discussão.
29 – A teoria sintética da evolução. Sugestão: cap. 12 e 13 Mayr23; Texto E.C. Freire-Maia; Cap.1 Ayala e Valentine; Cap.4 Freire-Maia11.
Recurso didático: aula expositiva.
Escolha e busca de material para SEMINÁRIOS.
JULHO
06 – Avaliação.
13 – Origem da vida –Cap. 1 do Matioli; Sugestão complementar: cap 5, 6 e 7, Strickberger; Margulis e Sagan, O que é vida ?.
Seminário 1: O Ensino da Evolução na Escola.
Recurso didático: discussão de texto, filme em vídeo (Passado catastrófico da Terra) e seminários em data show seguido de discussão.
20 - 58ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. DIA LETIVO SEM MINISTRAÇÃO DE AULAS
27 – A evolução da célula –Cap. 1 Alberts; Cap 2 Matioli; Sugestão complementar: Cap. 7 Strickberger .
Seminário 2: O Planeta Simbiótico: uma perspectiva da evolução – Teoria Gaia.
Recurso didático: seminário em data show seguido de discussão.
AGOSTO
03 – A evolução do genoma (Mutação e deriva genética)– Sugestão: Cap. 4 , 5 e 6 Matioli;
Recurso didático: discussão de texto e aula expositiva em data show.
Seminário 3: A Teoria Neutralista e o Relógio Molecular
10 - A evolução do genoma (Endocruzamento e fluxo gênico) Cap 7 e 8 Matioli, cap. 8 Albert.
Gradualismo X Saltacionismo: há saltos na evolução ? Cap. 21 Freire-Maia9 ; Gould.
Seminário 4: A Sociobiologia e o Determinismo Biológico.
Recurso didático: Aula exxpositiva, discussão baseado em textos e seminário
17 – A evolução das espécies através da evolução sexual e Evolução Humana – Sugestão: Cap 7,8,9 Stearns e Hoekstra; Cap.7 Strickberger; Cap.6 Miller.
Seminário 5: A Mente Seletiva: como a escolha sexual influenciou a evolução da natureza humana.
Recurso didático: filme em vídeo, seminário em data show seguido de discussão.
24 – Avaliação.



XII – BIBLIOGRAFIA
1.Livros:
1. ALBERTS, B.; BRAY, D.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K. & WATSON, J. D. Biología Molecular de La Célula. Barcelona. Omega, 1996.
2. AYALA, F. J. & VALENTINE, J. W. La Evolution en Acion. Madrid. Alhambra,1983.
3. AYALA, F. J. La Naturaleza Inacabada. Barcelona. Salvat. 1994.
4. BUICAN, D. Darwin e o darwinismo. JZE, 1990.
5. CARARETO, C. M. A. O evolucionismo e o criacionismo são paradigmas necessariamente excludentes ? Rev. Unorp, São José do Rio Preto, v.3, n.10, p.79-85, 2004.
6. DAVIES, P. O. Quinto Milagre – Em busca da origem da vida. São Paulo. Cia. das Letras. 1998.
7. DAWKINS, R. O relojoeiro cego: A teoria da evolução contra o desígnio divino. Cia das Letras, 2001.
8. DOBZHANSKY, T; AYALA, F. J.; STEBBINS, G. L. & VALENTINE, J. W. Evolución, Barcelona. Omega, SA. 1980.
9. FERREIRA, R. Bates, Darwin e Wallace e a teoria da Evolução. São Paulo. EDUSP, 1990.
10. FREIRE-MAIA, N. Criação e Evolução: Deus, o acaso e a necessidade. Rio de Janeiro. Vozes Ltda., 1988.
11. FREIRE-MAIA, N. Teoria da Evolução: De Darwin à Teoria Sintética. São Paulo: EDUSP. 1988.
12. FUTUYMA, D. J. Biologia Evolutiva. SBG/CNPq, 1992.
13. GLEISER, M. A Dança do Universo : Dos Mitos de Criação Ao Big - Bang. São Paulo Companhia das Letras. 1997.
14. GOULD, S. J. Darwin e os grandes enigmas da vida. Martins Fontes, 1999.
15. GOULD, S. J. Lance de dados: a idéia de Evolução de Platão a Darwin. Record, 2001.
16. GOULD, S. J. A Montanha de Moluscos de Leonardo da Vinci. Cia. das Letras, 2003.
17. JORDANOVA, L.J. Lamarck. Fondo de Cultura Economica, 1990.
18. LEWIN, R. Evolução Humana. São Paulo. Atheneu Editora, 1999.
19. MARGULIS, L. O Planeta Simbiótico: uma nova perspectiva da evolução. Ed. Rocco, 2001.
20. MARGULIS, L. e SAGAN, D. O que é vida ? JZE, 2002.
21. MATIOLI, S. R. Biologia Molecular e Evolução. Ribeirão Preto, Holos Ed., 2001.
22. MAYR, E. Populações, Espécies e Evolução. São Paulo: Nacional, EDUSP.1977.
23. MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biológico. Brasília,UNB. 1998.
24. METTLER, L. e GREGG, T. Genética de populações e Evolução. São Paulo, Polígono, 1973.
25. MILLER, G.F. A mente seletiva: como a escolha sexual influenciou a evolução da natureza humana. Campus, 2000.
26. ROSE, M. O espectro de Darwin: a teoria da evolução e suas implicações no mundo moderno.JLE, 2000.
27. SORMAN, G. Os Verdadeiros Pensadores do Nosso Tempo. Rio de Janeiro. Imago. 1989.
28. STEARNS, S.C. e HOEKSTRA, R. F. Evolução: uma introdução. Atheneu Editora, 2003
29. STEBBINS, G. L. Processos de Evolução Orgânica. Rio de Janeiro: EDUSP. 1974.
30. STRICKBERGER, M. W. Evolución. Barcelona. Omega, SA. 1993.
31. STRICKBERGER, M. W. Evolution. Sudbury. Jones and Bartlett. 2000.
32. WARD, P. O fim da Evolução: extinções em massa e a preservação da biodiversidade. Campus, 1997.
33. WILLIAMS, G. C. O Brilho do Peixe-Pônei. R. de Janeiro. Rocco, 1998.

2. Revistas:
1. Nature: www.nature.com/nature
2. New Scientist: www.newscientist.com
3. Science Magazine: www.sciencemag.org
4. Discover: www.discover.com
5. National Geographic: www.nationalgeographic.com

3. Filmes:
1. Deus e a Ciência (GNT)
2. Cosmos (Carl Sagan): As margens do Oceano Cósmico e Uma voz no Mundo Cósmico
3. Darwin e a Seleção Natural (Globo vídeo)
4. Seleção Natural: Galápagos (Enciclopédia Britânica)
5. Passado Catastrófico da Terrra (Discovery Channel)
6. Origem da Vida (TV Mundo)
7. Tudo sobre Evolução (Discovery Channel)
8. Acidentes da Criação (GNT)
9. Série Jornada da Vida (National Geographic Channel)
10. A perigosa idéia de Darwin (National Geographic Channel)
11. Série Evolução (Discovery Channel)

4. Sites:
http://www.pbs.org/wgbh/nova
http://www.livrariaconceito.com.br ( informativo sobre livros de divulgação científica sobre Evolução e Biologia em geral).
Evolução
www.pbs.org/wgbh/evolution
Este site interativo e divertido é derivado de uma série sobre evolução da TV pública norte-americana. Explore a vida de Darwin e a teoria que ele propôs, encontre fontes de pesquisa para professores e alunos e uma biblioteca de recursos adicionais.
Os trabalhos de Charles Darwin na Internet: pages.britishlibrary.net/charles.darwin
Este site se auto-intitula a coleção mais abrangente de textos de Darwin já publicados. Inclui A Origem das Espécies e outros livros, volumes de cartas e artigos publicados em periódicos. Apesar de o site aparentemente estar vinculado à Biblioteca Britânica, é produzido por um historiador afiliado à Universidade de Cambridge.
Explorando conflitos constitucionais: A controvérsia da evolução:
www.law.umkc.edu/faculty/projects/ftrials/conlaw/evolution. Conheça o ponto de vista fascinante de um professor de Direito da Universidade do Missouri sobre os dois lados da questão. Inclui links para sites que apóiam a teoria evolucionista e o criacionismo.
AboutDarwin.com:www.aboutdarwin.com. Este site fala mais do próprio Darwin do que sobre a teoria da evolução. Oferece uma enormidade de detalhes divertidos a respeito da vida e da ciência de Darwin no final do século 19. Inclui uma longa lista de links.
Centro de Ciência e Cultura: www.discovery.org/csc. Este site apresenta o ponto de vista não-darwinista e não-criacionista conhecido como design inteligente, que sustenta a tese de que o universo é produto de pensamento inteligente.
As respostas no Gênesis: www.answersingenesis.org. Um site abrangente sobre criacionismo. A maior parte do material é em inglês, mas há também páginas em dez línguas européias e asiáticas.
O arquivo da Talk.Origins: www.talkorigins.org. Este site foi montado com base em dissertações e artigos que tratam da controvérsia evolução/criacionismo, do ponto de vista científico. Há muitos links para ambos os lados das questões.
National Center for Science Education (NCSE – Centro Nacional para a Educação Científica): www.ncseweb.org. O NCSE é uma ONG que se dedica a defender o ensino da teoria da evolução nas escolas públicas dos EUA.

5. Textos Adicionais: Vários textos adicionais (recortes de jornais, revistas, etc., sobre os mais diferentes tópicos relacionados com o conteúdo programático) estão disponíveis, juntamente com os textos a serem discutidos em sala de aula, numa pasta a disposição dos alunos.

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Colegiado do Departamento
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