Para pensar cum granum salis: o DNA é apenas o meio, não é a mensagem!

domingo, agosto 20, 2006

Afinal de contas – a hereditariedade é 'transmitida' fisicamente ou é 'informação'?

Aqui os darwinistas (e até mesmo todos os evolucionistas) laboraram e ainda laboram em erro quando presumiram e presumem que a 'herança' transmitida era 'física', quando na verdade ela é 'informação pura':

"Os biólogos evolucionistas falharam em perceberem que eles trabalham com dois domínios mais ou menos incomensuráveis: o da informação e o da matéria. ... Esses dois domínios nunca serão reunidos em nenhum tipo do sentido geralmente subentendido pelo termo 'reducionismo'.

Você pode falar de galáxias e partículas de poeira nos mesmo termos, porque as duas têm massa, carga, comprimento e largura. Você não pode fazer isso com a informação e a matéria. A informação não tem massa, carga ou comprimento em milímetros. Do mesmo modo, a matéria não tem bytes. Você não pode medir o ouro em tantos bytes. Ele não tem a redundância, ou a fidelidade, ou qualquer um dos outros designadores que nós aplicamos em informação.

Esta falta de designadores comuns faz da matéria e da informação dois domínios separados de existência, que devem ser discutidos separadamente, em seus próprios termos".

O gene é um pacote de informação, não é um objeto. O padrão de pares de bases numa molécula de DNA especifica o gene. Mas a molécula do DNA é o meio, não é a mensagem. Mantendo-se esta distinção entre o meio e a mensagem é absolutamente indispensável para a clareza de pensamento sobre a evolução". [1]

Senhores, vamos começar a fazer esta distinção entre 'meio' e 'mensagem' na biologia evolutiva? Fazendo isso, o pensamento sobre a evolução fica mais claro. Que tal começar pela busca da origem da informação biológica?

Se Darwin fosse vivo hoje, será que o seu livro seria intitulado assim: "A Origem da Informação Biológica"? Daria ele conta de elaborar uma verdadeira teoria científica da informação biológica???

Está mais do que na hora de se pensar além de Darwin. Que falta de criatividade de mentes prodigiosas irem e perguntarem à natureza se é mesmo assim como muitos dizem dogmaticamente ser, mas que nós nunca vemos – a transmutação das espécies. Razão? Isso demanda muita informação genética.

[1] WILLIAMS, G.C., "A Package of Information", in Brockman J., "The Third Culture", [1995], New York, Touchstone, 1996, p.43.