Mais evidência de design inteligente do que isso, impossível!

terça-feira, agosto 22, 2006

O ceticismo é uma coisa boa em ciência. Há dois tipos de ceticismo: localizado e globalizado. O ceticismo localizado duvida, faz perguntas e quando obtém respostas convincentes, muda de opinião convencido pela lógica coerente do argumento e das evidências encontradas. O ceticismo globalizado não é uma coisa boa em ciência porque faz perguntas, mas rejeita o que diz a evidência quando contraria a sua cosmovisão. Geralmente o ceticismo globalizado diz que o design encontrado na natureza é aparente, uma ilusão, e não pode ser empiricamente detectado.



Para os meus amigos céticos localizados na academia, darwinistas sinceros e honestos [são raros, mas ainda existem nas universidades] isso talvez até provoque neles uma metanoia epistemológica em relação ao Design Inteligente. Para os céticos globalizados na Academia, ultradarwinistas fundamentalistas [são muitos nas universidades], isso talvez nem mexa com o topos epistêmico deles, mas eis aqui uma pletora de evidências de design inteligente em ação na natureza:

GRAHAM JOHNSON MEDICAL MEDIA

Darwin disse: "Se se pudesse demonstrar a existência de algum órgão complexo que não pudesse de maneira alguma ser formado através de modificações ligeiras, sucessivas e numerosas, minha teoria ruiria inteiramente por terra". [1]

O que você nesse site indicado por este blogger, poderia ser realmente 'construído' pelo processo gradualista darwiniano, mesmo que ao longo de bilhões e bilhões de anos?

Mais evidência de design inteligente do que isso, impossível!

[1] DARWIN, C. Origem das Espécies. Tradução de Eugênio Amado. Belo Horizonte, Villa Rica, 1994, p. 161.

+++++

N. deste Blogger: Descobri que esta é a edição preferida e adotada pela Academia tupiniquim para os trabalhos acadêmicos feitos pelos alunos, em detrimento à traduzida por Eduardo Fonseca e publicada pela Hemus Editora Limitada, São Paulo, 5ª. ed. s.d.

Razão dessa preferência? Ouvi de vários professores universitários: a tradução é péssima! Contudo, a tradução da Hemus Editora contém o cap. 7 reescrito por Darwin tentando responder às sérias objeções levantadas por Mivart à sua teoria da seleção natural.

Mesmo que a tradução seja sofrível, agora eu fiquei em estado de apoplexia lógica querendo entender o que alguns desses professores universitários disseram a respeito da 6ª. edição – "Por ter sido revisada, ela espelha melhor o pensamento do autor". Ora, então por que não é adotada nas universidades?

Explico – ela não é adotada porque não querem que um número maior de pessoas esclarecida fique sabendo que a rejeição às especulações transformistas de Darwin não foi somente um fenômeno religioso, mas científico. Ela se deu também na Academia. A pouca merreca acadêmica de Mivart: F.R.S. [Fellow of the Royal Society]!